Doula

A PALAVRA DOULA TEM ORIGEM GREGA E SE TRADUZ POR “MULHER QUE SERVE”, O QUE EXPLICA A FUNÇÃO DE AJUDAR GRÁVIDAS NA GESTAÇÃO, NO PARTO E TAMBÉM APÓS O NASCIMENTO DO BEBÊ.

O que faz uma doula?

A doula dá suporte físico e emocional à gestante e aos seus familiares. Antes do parto, sua principal tarefa é oferecer informações sobre o parto para a futura mamãe. Sugere leituras, esclarece as dúvidas, auxilia na montagem do plano de parto e prepara a mulher para o grande momento, ensinando exercícios e posições para diminuir as dores. Durante o trabalho de parto, a doula permanece ao lado da mulher o tempo todo. Atua com massagens, auxilia na movimentação, sugere posições, encoraja a mãe. Além disso, ajuda o parceiro a se envolver e participar ativamente do momento. Também informa o casal sobre todos os procedimentos, sendo uma “ponte” entre os futuros pais e a equipe médica. Depois do nascimento, a profissional continua apoiando a família, principalmente nos cuidados com o bebê e a amamentação.

Benefícios da doula durante a gestação e parto:

A presença da doula durante a gestação e o parto é algo acolhedor, e o apoio emocional dado por essas profissionais é bom não somente para a gestante, mas também para seus familiares. E outros resultados são atribuídos à contribuição da doula, além das melhorias na qualidade do atendimento às parturientes. Os benefícios segundo as evidências científicas, o apoio durante o trabalho de parto promove as seguintes vantagens:

  • Trabalhos de parto em menos tempo;
  • Experiência de parto mais positiva e satisfatória;
  • Partos menos dolorosos;
  • Menos cesáreas desnecessárias;
  • Menor risco de parto com fórceps;
  • Recém-nascidos com menos dificuldades respiratórias;
  • Menor risco de depressão pós-parto;
  • Início mais imediato da amamentação.

A doula só atua no parto normal?

Toda gestante pode contar com o apoio de uma doula, independentemente do tipo de parto. A profissional, inclusive, é fundamental para esclarecer todas as questões relacionadas ao parto normal e a cesárea, ajudando a mãe a se preparar para ambos. Caso seja feita uma cesariana, a doula continuará presente, confortando a mulher durante a cirurgia e dando o apoio necessário para toda a família.

A doula e o parto humanizado.

A doula é fundamental para a humanização do parto, seja ele normal ou cesárea. Isso porque a presença dessa profissional proporciona segurança e acolhimento para a mulher, que será apoiada durante todas as etapas. Além disso, a doula ajuda a garantir que os limites e anseios da mãe sejam respeitados e que o ambiente do parto seja tranquilo e familiar.


Gisele Costa